Motivação para a Mudança
   
         
       
Começo este artigo citando uma frase de Charles Darwin: “Não são os mais fortes, nem os mais inteligentes que sobrevivem e, sim, os que se adaptam e respondem melhor às mudanças”. Com certeza, a palavra “Mudança” cada vez mais estará presente em nossas vidas e será fundamental para nosso sucesso. Confira algumas dicas sobre motivação para a mudança

Olhe para frente
Em todo momento de dificuldade ou em que as coisas não estão dando muito certo, sempre reforço em minha mente: “Olhe para frente”. O que deixamos de realizar já não interessa mais, mas sim aquilo que estamos dispostos a fazer. O passado não se muda, mas o presente e o futuro dependem unicamente de nossas atitudes.

Visão de futuro
O sucesso profissional virá cada vez mais da visão de futuro do que das glórias do passado. Muitas pessoas ainda vivem da tradição e do que construíram no passado. Com certeza isto é importante, mas não vai assegurar sua sobrevivência nos tempos atuais futuros em que as mudanças serão cada vez mais rápidas e a necessidade de adaptação fará cada vez mais que tenhamos que nos desprender das experiências vencedoras do passado.

Dedique-se às coisas realmente importantes
Muitas vezes é difícil deixar de fazer o que se gosta para fazer o que interessa, e, principalmente, o que gera resultado. Muitos profissionais dedicam boa parte de seu tempo à atividades secundárias, deixando de lado, muitas vezes, atividades estratégias e fundamentais para o sucesso e que vão lhe proporcionar melhores resultados . Um fato que demonstra isso é uma pesquisa feita recentemente com gerentes e supervisores de empresas, apontando que dedicam cerca de 1 % com atividades de orientação e liderança de pessoas e cerca de 50 % com atividades burocráticas (Fonte Revista Exame).

Você é maior que seu negócio?
Conheço muitos empresários que são maiores que seus negócios. Quero dizer com isso, que enxergo neles uma capacidade e visão para ter negócios muito mais ousados do que tem, mas travam pelo medo da mudança, e, principalmente, pela falta de confiança no próprio potencial.

Só muda que faz suas escolhas
Se você não fizer escolhas na sua vida, não terá a capacidade de mudar, pois lhe faltará motivação para encarar os desafios que uma mudança exige. A indecisão e a falta de escolhas, com certeza, são os maiores inimigos da mudança.

Conheça pessoas
Quanto mais pessoas eu conheço, mais motivos eu encontro para mudar. Conhecer outras realidades, conhecer pessoas que mudaram e conquistaram o sucesso, é fundamental para nos encorajar a mudar. Quem vive no seu pequeno mundo e não tem informações e não se deixa contaminar pelas experiências positivas de outras pessoas, com certeza terá grandes dificuldades para tomar decisões de mudança.

Querer x Saber
Não basta querer mudar. O mais importante é saber como mudar. Saber executar e obter resultados positivos a partir de mudanças é o grande desafio.. Geralmente somos muito bons para criar estratégias e planos, mas na hora de executar botamos tudo a perder. Tanto é que, nas empresas, estão sendo, cada vez mais valorizados os profissionais que “sabem executar” em contrapartida aos estrategistas.

O que estamos jogando fora hoje?
Muito se fala hoje em salvar o planeta, mas, se refletirmos, passamos ano após ano contribuindo com sua destruição, gerando poluição e lixo de forma inconsequente e irresponsável. Hoje que a vida de nossos filhos e netos está ameaçada, estamos engajados em projetos e ações para salvar o planeta. Por que será que temos que jogar as coisas fora para depois recuperá-las? Na verdade temos que mudar, olhar para o presente, para o que estamos fazendo hoje, e passar a criar a consciência da prevenção e da importância visão de futuro. Sendo assim, deixo a pergunta: O que estamos jogando fora hoje, que vamos querer recuperar no futuro? Arrisco uma primeira resposta: Será que não estamos jogando fora a infância de nossos filhos, querendo que se tornem adultos precocemente? Será que daqui a alguns anos não vamos querer recuperar a infância de nossas crianças? Pense nisso!

Texto extraído da palestra “Motivação para a Mudança” de Luciano Fregapani.

 
 
 
     
       
Voltar
Todos os Direitos Reservados - Luciano Fregapani